Você já deve ter ouvido falar que apresentação é tudo.
Bem, talvez não seja tudo, mas certamente é o começo de tudo.
A apresentação é a porta de acesso à uma boa venda, ao desejo de conhecer um serviço ou um produto e a fé de que este detém qualidade e confiabilidade.
A experiência com o mercado de embalagens nos possibilita dizer que esta é, sem dúvidas, a primeira apresentação do seu produto. É por meio dela que o cliente pode ou não se interessar pelo consumo daquilo que você oferece.
Mas entenda bem: não se trata de “julgar um livro pela capa”. Mas uma embalagem de qualidade é a porta-voz de seu conteúdo. Então, queremos te mostrar de forma prática, sete benefícios de adquirir e dispor de uma embalagem de qualidade.
- Agregação de valor
De fato, a embalagem tem, a cada dia, deixado de ser um mero invólucro para se tornar um contribuinte de valor. Uma embalagem pode tornar o conteúdo mais simples em um artigo desejado.
Existem casos em que a embalagem oferece um padrão de qualidade tão elevado que, somente ela já vale a compra. O conteúdo torna-se secundário, ainda que não seja este o primeiro objetivo.
Muitas marcas importantes se utilizam das embalagens para inovar seus padrões, mas também para celebrar datas festivas, como Natal, Ano Novo e aniversário. Esta proposta traz um diferencial ao conteúdo, promovendo sua venda e sua valorização.
- Crescimento das vendas
Com a apresentação (leia-se embalagem) e o produto correto, a venda é certa!
O consumidor atual é exigente, conhecedor de qualidade e eficaz pesquisador. Certamente ele não se deixa ludibriar por uma bela embalagem e pouco conteúdo.
Entretanto, este mesmo cliente é capaz de reconhecer um trabalho de qualidade, responsabilidade e respeito para com ele. Atividade que percorre todas as etapas de elaboração do produto oferecido, até seu destino final. A embalagem corrobora para tais constatações e, em diversos casos, é propulsora do sucesso.
São investimentos de tempo e dinheiro que demonstram dedicação e qualidade no que se faz. O consumidor por sua vez, reconhecendo tais qualidades, fideliza-se à marca, à empresa e torna-se um divulgador nato – o que permite um disparo nas vendas, pois não há melhor marketing do que o testemunho de quem nos aprova.
- Diminuição das perdas
Quando um cliente vai em busca de algum produto, certamente ele observa a forma em que este está sendo acondicionado. É um jeito de tentar prever sua durabilidade e certificar-se que seu rendimento será satisfatório.
A empresa que necessita de embalagens para aquilo que oferece à venda, deve também buscar as mesmas qualidades. Uma embalagem fabricada com um bom material diminui os riscos de perda de conteúdo, e também dos próprios invólucros, tendo em vista que estes podem ser danificados durante o manuseio e/ou transporte. O que aumenta as perdas e consequentemente, os gastos.
- Segurança ao transportar
A resistência da embalagem é posta à prova sempre que vai ser transportada. Trata-se da confiança e eficácia, que pode pôr em risco todo processo logístico.
Uma embalagem de qualidade oferece à empresa e ao seu cliente a segurança de diminuição da possibilidade da perda de conteúdo, ao mesmo tempo que decresce a invalidação dos invólucros, diminuindo a margem de gastos não previstos.
- Fortalecimento da marca
Uma embalagem de qualidade transmite compromisso com o cliente e seus anseios. Esta prerrogativa fortalece a marca que ganha do consumidor um ‘selo’ de confiança e fidelidade.
Ao mesmo tempo, usar uma embalagem sustentável vinda de fontes renováveis revela os posicionamentos da empresa quanto às responsabilidades sociais e ambientais, por exemplo. O que leva ao reconhecimento do público e solidificação pela escolha de compra.
- Produto com diferencial
A embalagem de qualidade se destaca nas prateleiras. Qualidade não está somente relacionada ao material, mas também às informações contidas, e como elas estão expostas – com clareza, objetividade e responsabilidade ambiental.
Em um supermercado, por exemplo, não há, muitas vezes, a oportunidade de degustação do produto oferecido. É a embalagem que faz o papel de atrair o consumidor.
A embalagem tem o poder de comunicar a qualidade de seu conteúdo.Se esta não for acessível ao mais simples usuário e não explicitar as informações essenciais ao seu consumo, o produto não será absorvido pelo mercado.
- Fidelizar o cliente
Este é o último e mais importante ponto: fidelizar o cliente.
Não basta um bom conteúdo se ninguém o deseja, porque não tem uma boa apresentação; se alguém não o compreende, porque as informações sobre eles não estão claras e bem expostas; se não apresenta durabilidade, porque sua embalagem não representa confiança; se não se compromete em contribuir com um mundo melhor, pois não tem responsabilidade social e ambiental desde sua embalagem.
Fidelizar o cliente é muito mais que atração e embalagem de qualidade traz esse pós-venda que desejamos.
Gostou deste conteúdo e está em busca de embalagens de qualidade para o seu negócio? Entre em contato com a Gráfica Adonis e descubra como a sua embalagem pode ser um grande diferencial para a sua marca!