A embalagem não é somente o “cartão de visitas” do seu produto. Algumas empresas especializadas analisaram e constataram que nos segundos finais que precedem a compra, é a embalagem quem “fecha o negócio” no ponto de venda.
Além de deter o poder de atração sobre o cliente indeciso, a embalagem é capaz de informar, responder e trazer o diferencial necessário para a aquisição do consumidor.
É a embalagem que é responsável por oferecer informações relevantes, como validade, composição e utilização do produto. Em alguns casos, como nos alimentos, a embalagem é utilizada para informar o preparo para consumo.
Em algumas situações, a embalagem pode ser reutilizada, não somente por questões de durabilidade, mas também porque a mesma guarda consigo valores de consumo, o que potencializa as vendas e fideliza o cliente.
Uma coisa importante que todos que trabalham em parceria ou com embalagens devem saber é que existem órgãos reguladores do conteúdo e da forma como este é exposto, para bem informar e proteger o consumidor.
Uma embalagem nos padrões legais é também uma demonstração de respeito e compromisso com o comprador da marca, por isto são imprescindíveis para o sucesso do produto e da empresa.
Outra coisa importante é a qualidade do profissional envolvido na elaboração do design. Ele, juntamente com o material aplicado, é capaz de atrair uma multidão de clientes. A proposta é valorizar o conteúdo, elencando suas potencialidades, nos parâmetros legais.
Para um designer e toda equipe de marketing, é necessário conhecimento de mercado: o que os clientes buscam? O que eles acham que precisam? O que eles realmente precisam?
A resposta a estas questões deve levar aos condicionantes de elaboração das embalagens, que torna o produto acessível na compreensão de informações e desejável no consumo de conteúdo.