Você já viu um cartão de visitas? Ele tem a função básica de apresentar uma pessoa, um profissional e suas atribuições. Além disso, na Era digital, este mesmo artefato pode direcionar o cliente para inúmeros canais, que se propõem a complementar as informações constantes no cartão.
Esta mesma ideia pode servir de alusão ao papel da embalagem no marketing, pois é ela que dá ao consumidor um panorama do que é o produto, como utilizá-lo adequadamente e quais outras formas de comunicação podem ser tratadas para fins de dirimir qualquer dúvida remanescente.
Outrossim, as embalagens podem auxiliar o cliente a decidir-se pelo produto, visto que o design apresentado se mostra não somente mais atrativo, mas também autoexplicativo. No século XXI não há tempo a perder e a humanidade a cada dia torna-se mais visual, assim, buscará algo que lhe ofereça ambos benefícios.
Segundo especialistas, é confirmado que embalagens com um design mais elaborado, são decisivas na compra de um produto, pois esta se destaca em meio à prateleira dos mercados, o atrai o consumidor.
Ao mesmo tempo, o tipo de embalagem – considera-se aqui o material e sua função social e/ou ambiental – também podem servir de marketing. As discussões quanto ao futuro do planeta ou à sociedade que queremos, estão em vigência e impulsionam um grande mercado. O compromisso de uma marca com tais questões, demonstra responsabilidade e conquista clientes a todo tempo.
Materiais reciclados, ou biodegradáveis, podem ser uma ótima pedida para investir em sua embalagem. Ao mesmo tempo que podem apresentar um fácil descarte, impulsiona os cuidados com o meio ambiente.
Mas e se a embalagem for mais duradoura, eu perco o cliente? De forma alguma, especialmente se você demonstrar as outras possibilidades para reuso de sua embalagem. Tal atribuição agrega valor ao produto e fideliza a clientela que variava o consumo em suas compras.
Porém, se você não tem possibilidade de realizar um investimento um pouco maior na confecção de suas embalagens, nossa dica é: foque nas datas comemorativas! Natal, páscoa, carnaval, aniversários, são sempre utilizados como justificativa para inovação e atração de novos clientes.
Embalagens que demonstrem o interesse da marca pelos seus usuários, também é uma estratégia de marketing com bastante retorno de reconhecimento. Então não esqueça de estudar o mercado – seus concorrentes são fonte de informação segura e testada, seu nicho e os possíveis desdobramentos.
Por fim, o óbvio precisa ser dito! Seguir as leis federais, estaduais e municipais, sem concessão, demonstra a honestidade e os princípios da marca. Seja fiel ao que está dentro da legalidade – você não precisará tirar partido disso, mas quem age da forma correta nunca fica desassistido pela clientela.
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